Higiene e Segurança nas Escolas

Higiene é uma palavra que veio da Grécia. Vem de hygeinos, que significa, em grego, “o que é são”, “o que é sadio”. Antes, em sua origem, era um adjetivo usado para qualificar a saúde. As pessoas deviam ter uma “saúde higiênica”. Depois, a palavra virou um substantivo, um conjunto de hábitos que se deve ter para conseguir o bem-estar e a saúde. A qualidade da educação é profundamente ligada à disponibilidade de água potável, por conta da importância da higiene. As doenças consomem energia das crianças e, consequentemente, diminuem fortemente sua capacidade de aprendizagem.

Higiene: Construção Histórica do Conceito

1
Aula 1: Higiene e Segurança nas Escolas

Higiene é uma palavra que veio da Grécia. Vem de hygeinos, que significa, em grego, “o que é são”, “o que é sadio”. Antes, em sua origem, era um adjetivo usado para qualificar a saúde. As pessoas deviam ter uma “saúde higiênica”. Depois, a palavra virou um substantivo, um conjunto de hábitos que se deve ter para conseguir o bem-estar e a saúde. A palavra higiene pode ser também entendida como a limpeza corporal, o asseio. Pode denominar, ainda, uma parte da medicina que busca preservar a saúde, estabelecendo normas e recomendações para prevenir as doenças.

 

2
Questionário 1: Higiene e Segurança nas Escolas
3 perguntas

Higiene no Trabalho do Funcionário

1
Aula 2: Higiene e Segurança nas Escolas

As ações que praticamos para manter a saúde física e mental e prevenir doenças formam, em seu conjunto, aquilo que, de modo simplificado, se pode chamar de higiene. Desse modo, falar sobre os hábitos higiênicos do funcionário em seu ambiente de trabalho é, com certeza, falar sobre os hábitos de higiene pessoal do indivíduo. Qualquer trabalhador é, também, cidadão. Não porque more em uma cidade, mas porque ele possui direitos e deveres que são definidos pelas leis do seu país.

2
Questionário 2: Higiene e Segurança nas Escolas
3 perguntas

Segurança no Trabalho

1
Aula 3: Higiene e Segurança nas Escolas

Nesta unidade, vamos trabalhar três conceitos: a disciplina escolar, o vandalismo e a segurança na escola.

Para o primeiro, nos baseamos em Vigiar e punir e em outras obras de M. Foucault, bem como em pesquisas de autores brasileiros e franceses; para o segundo, em estudos recentes de pesquisadores de escolas públicas; para o terceiro, vamos transpor para o módulo recentes discussões do autor com profissionais da educação e da segurança que, até mesmo, o animaram a assumir a redação da parte deste módulo que trata da segurança.

2
Questionário 3: Higiene e Segurança nas Escolas
4 perguntas