Aprendendo a lidar com Conflitos

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. É possível pensar inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.

Administração de Conflitos

1
Aula 1 – Aprendendo a Lidar Com Conflitos

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.


2
Questionário 1 – Aprendendo a Lidar Com Conflitos
3 perguntas

Campo Estatal de Administração de Conflitos

1
Aula 2 – Aprendendo a Lidar Com Conflitos

Duas vertentes teóricas são importantes para se localizarem as preocupações contemporâneas de uma antropologia política da administração de conflitos. De um lado, uma vertente antropológica que remonta aos estudos de Louis Dumont (1966) sobre as relações hierárquicas, e que se consolidou com a contribuição de Roberto DaMatta, segundo a qual a sociedade brasileira viveria um dilema entre práticas sociais hierárquicas – em que cada um tem o seu lugar, com direitos e deveres particulares – e uma representação das relações jurídicas como igualitárias incorporada ao direito constitucional de pretensão universalista. O dilema entre duas ordens de classificação produz atritos nas relações, os quais são frequentemente negociados em ritos de hierarquização, como o tornado célebre “você sabe com quem está falando?” (DaMatta, 1979).

2
Questionário 2 – Aprendendo a Lidar Com Conflitos
3 perguntas

Análise da Gestão de Conflitos Interpessoais nas Organizações Públicas

1
Aula 3 – Aprendendo a Lidar Com Conflitos

Durante muitos anos, o conflito foi visto como uma variável prejudicial ao ambiente organizacional, porém, em razão da complexidade que as organizações modernas adquiriram, de um cenário de mudanças constantes e, consequentemente, da evolução das teorias organizacionais, notadamente a Teoria Estruturalista, o conceito de conflito ganhou novo escopo e nos últimos 30 anos tem sido estudado por diferentes perspectivas.

2
Questionário 3 – Aprendendo a Lidar Com Conflitos
4 perguntas