Altas Habilidades e Superdotação

O fenômeno das Altas Habilidades/Superdotação é uma área da Educação Especial e Inclusiva que vem sendo muito discutida no âmbito legislativo e de políticas públicas. No entanto, a sua execução e o trabalho efetivo nas escolas apresentam-se, ainda, como algo novo a ser explorado e no qual ainda se tateia.

Altas Habilidades ou Superdotação: Um Fenômeno a Conhecer

1
Aula 1 – Altas Habilidades e Superdotação
2
Questionário 1 – Altas Habilidades e Superdotação
3 perguntas

Ordenamento Jurídico e Superdotação / Altas Habilidades

1
Aula 2 – Altas Habilidades e Superdotação

Quanto à terminologia, a RESOLUÇÃO CNE/ CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001, que institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, em seu artigo 5º define os “educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes”. (BRASIL, CNE/ CEB nº 2, 2001, p. 2, grifo nosso)

2
Questionário 2 – Altas Habilidades e Superdotação
3 perguntas

Barreira na Identificação no Ensino Regular

1
Aula 3 – Altas Habilidades e Superdotação

Considerando que a inclusão é um tema cada vez mais discutido entre professores e estudiosos, e que o tema de altas habilidades/superdotação geralmente entra pouco nestas discussões, este trabalho objetivou pesquisar as dificuldades em se realizar a identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino. Os dados foram coletados de livros e artigos de autores da área de inclusão e especificamente de altas habilidades/superdotação. Os resultados apontaram que são várias as dificuldades e suas causas, sendo destacada a falta de discussão sobre o tema das altas habilidades nas universidades e escolas, o que gera desinformação e equívocos na hora de identificar e trabalhar com o aluno com as características de superdotação.

2
Questionário 3 – Altas Habilidades e Superdotação
2 perguntas